RESENHA HISTÓRIA


BREVE RESENHA HISTÓRICA DOS
BOMBEIROS MUNICIPAIS DE MACHICO


        Nascido em 1960, o Corpo de Bombeiros de Machico, não teve de imediato a melhor adesão  do voluntariado. Era uma equipa de carolas, de reduzido número, mas sempre atenta a qualquer emergência.
        O grupo, que apenas possuía uma potente moto-bomba, oferecida à Câmara Municipal de Machico, em 1948, pelo Conselho Nacional de Incêndios, foi, aos poucos, se desmotivando devido à falta de meios.
        A crise era grande e a aquisição e formação de meios de socorro ficavam sempre em segundo plano dos assuntos pendentes.
        O quartel dos Bombeiros Municipais de Machico foi, durante dez anos um símbolo, com cancela de madeira a impedir a entrada de curiosos.
        Só em 1968, com o dinamismo do então chefe de secretaria da Câmara, Jaime Marques Jardim e Rufino Teixeira, presidente da edilidade, a Corporação dos Bombeiros Municipais de Machico arrancou com a primeira escola de bombeiros. Alistaram-se 15 homens de boa vontade, mas só 13 concluíram as provas, recebendo na ocasião as respectivas divisas , machados e capacetes, no dia de aniversário, 9 de Outubro de 1970.
        A partir de então, os Municipais de Machico foram progredindo, e a sua actividade provou que cada vez mais aquele Corpo precisava de ser aumentado. A carência humana e material foi sendo ultrapassada...
        Depois do arranque definitivo dos BMM, com um Pronto-Socorro de marca Land Rover e uma Ambulância Peugeot 404, cedidos pela Câmara MunicipaI, os bombeiros machiquenses adquiriram, posteriormente, outro Pronto-Socorro (PSM30), também através da câmara, em 1980. Em 1984, um industrial daquela vila oferecia aos BMM uma Ambulância (AMT30) de marca Mercedes. Por sua vez, um emigrante da mesma freguesia ofereceu uma viatura Auto-Apoio (AA30).
        Quatro anos depois, em 1988, os bombeiros recebiam mais um Auto-Apoio (AA31). Entretanto em 1989 e 1993, aquele corpo de Bombeiros aumentou a sua frota com duas ambulâncias cedidas pelo Serviço Regional de Protecção Civil, sendo esta última a primeira ambulância de socorro da corporação (AMS30)
        No mesmo ano, 1993, a corporação passa a contar uma viatura Pronto-Socorro Ligeiro (PSL30), cedida pelo SRPC. Dois anos mais tarde, em 1995, entrou ao serviço um Auto-Tanque Pesado, viatura adquirida em 2ª mão.
        Em 1997 o Serviço Regional de Protecção Civil, em parceria com a CMM, cede aos bombeiros um Pronto-Socorro Pesado misto -urbano e florestal) (PSP30). No mesmo ano a CMM entrega aos bombeiros uma nova Ambulância de Transporte (AMT33).
        A 13 de Maio de 1999 dá-se um grande passo para a corporação com a inauguração do novo quartel. Nesse mesmo ano o SRPC entregou aos BMM uma nova Ambulância de Socorro (AMS31), em substituição da anterior, e uma viatura ligeira de Desencarceramento e Salvamento (ASL30).
        No ano de 2000 o SRPC reforça os meios da corporação com uma Viatura de Comando (AC30). Já em 2001, e para fazer face ao desgaste e inoperacionalidade de algumas ambulâncias antigas, a CMM oferece uma nova Ambulância de Transporte (AMT34). Um contrato-programa entre o SRPC e CMM, em 2004, resulta na aquisição de viatura Pronto-Socorro Médio (PSM31). Em 2006 e 2007 e 2009 o SRPC muniu os Municipais de Machico, respectivamente, com viatura Auto Tanque Pesado (ATP33) duas Ambulância de Socorro (AMS32 e AMS33).
        A partir de Maio de 2010 a corporação de Machico passa a contar com uma viatura Pronto-Socorro Pesado Florestal (PSPF30), cedida pelo SRPC, IP-RAM, para intervir no combate a incêndios florestais.
        O desenvolvimento e progresso da RAM ao longo das últimas décadas, em especial, no parque urbano, industrial, portos, novas acessibilidades (túneis e vias rápidas e expresso) conferem perigos e riscos acrescidos, ao par da exponencial melhoria da qualidade de vida. Nesta conformidade e atendendo que os bombeiros poderiam vir a ser confrontados com qualquer tipo de acidente, o qual pode ocorrer em qualquer dia, hora ou local, tornou-se indispensável aos bombeiros, ao longo destes anos, a formação, de modo a fazer face a qualquer ocorrência.

Quadro Activo Bombeiros
Quadro de Comando
Total
Comandante
1
Adjunto de Comando
1
Quadro activo Profissional
Sub – Chefes
3
Bombeiro de 1ª Classe
2
Bombeiro de 2ª Classe
15
Bombeiro de 3ª Classe
15
Quadro activo Voluntário
Bombeiro de 2ª Classe
6
Bombeiro de 3ª Classe
18
       
Viaturas actuais ao Serviço do Corpo de Bombeiros

Nome
Designação
Total
AMS
Ambulância de Socorro
3
ATP
Auto Tanque Pesado
3
AA
Auto Apoio
1
AC
Auto Comando
1
ASL
Auto Socorro Ligeiro
1
PSL
Pronto Socorro Ligeiro
1
PSP-U
Pronto Socorro Pesado Urbano
1
PSP-F
Pronto Socorro Pesado Florestal
1
PSM
Pronto Socorro Médio
1
AMT
Auto Maca Transporte
1
AEG
Auto Escada Giratória
1

Sem comentários:

Enviar um comentário